terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Amigo de bicha, é bicha?



Quando criança, minha mãe sempre reclamava das minhas amizades, “Você só tem amiga mulher? Cadê seus amigos?”. 
As meninas, na época da escola, sempre aceitam melhor os gays, sempre me identifiquei mais com elas. Nunca gostei de futebol, lutas e carrinhos. Geralmente os garotos são os que provocam bullying,  e isso torna a  amizade entre gays e meninas inevitável. 
Diferente de muitos gays, tenho um circulo de amigos héteros bem grande. 
E o dilema surge: não sei vocês, mas eu reparo uma mudança de comportamento de alguns amigos (heterossexuais), na companhia de seus amigos (também heterossexuais), não é um sentimento de exclusão, apenas sinto uma leve diferença na forma como sou tratado. Vou usar um exemplo: se estou com meus amigos gays e um amigo hétero também, não sou tratado por ele, com adjetivos como “viado”, “bicha” e equivalentes. É sempre pelo nome. Sem apelidos. Já quando a situação se inverte, eu sendo o único gay, sou tratado por apelidos e brincadeirinhas sexuais sem graça. Será isso o reflexo de uma infância onde o certo é caçoar os gays?

Os héteros que têm amigos gays precisam entender que queremos ser tratados de igual pra igual.
            
           O que também me irrita é o surgimento do “assunto gay”. Perguntas do tipo: “Quando você descobriu que é gay?”, “Você já comeu mulher?”, “Como você sabe que é gay se nunca transou com uma mulher?”. Eu sempre respondo: “Quando você descobriu que é hétero?”, “Você já comeu um homem?”, “Como você sabe que é hétero se nunca transou com um homem?”.
Agora, pode ter certeza, se o “assunto gay” for abordado muitas vezes, você pode estar conversando com um possível homossexual no armário.
            
Dicas para se manter uma amizade gay e hétero, saudável:
1.     Não fantasie. Se o seu amigo é hétero, você nunca vai pegá-lo;
2.     Nada de brincadeirinhas sexuais;
3.     Não fale só sobre assuntos que nós dominamos;
4.     Ajude-o a pegar mulher, ele pode ser uma ótima isca para gays;
5.     Se dê o respeito, não deixe ser rebaixado e não admita brincadeiras sem graça.

E você, acha possível uma amizade sem atritos entre gays e héteros? Comente e nos siga no @CabecaGay

6 comentários:

  1. é tudo o que eu penso e acredito, mas que nunca consegui me expressar!

    ResponderExcluir
  2. " O que também me irrita é o surgimento do “assunto gay” "

    Uma vez, vc me disse que os gays são minoria na sociedade. Tirando por essa, e o fato de que somos filhos/herdeiros de um padrão social que se repete há tempos, eu vejo com normalidade a estranheza de uns quanto à sua escolha sexual. Algo como "o normal é que homem goste de mulher, e somos educados a pensar assim...então, o que o levou a pensar diferente?"

    Acho possível uma amizade, sim. Mas não sei até que ponto (no sentido de, até q ponto as diferenças são respeitadas ou se isso é o ideal mesmo).
    Parabéns pelo blog, cara. Até!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é escolha, ninguém escolhe ser gay.

      Excluir
  3. Quando o Flamengo ta ganhando o Vasco se cala...
    Na maioria gay o hétero tbm se cala... caso contrario, junto a maioria hétero se mostra poderoso e jogando na vantagem
    Seria isso?

    Não sei bem se pode ser chamado de boa esse tipo de amizade... acho que acontece aí uma falta de respeito, mesmo que sem intenção.
    Acredito sim que amigo de bicha possa não ser bicha, mas não dessa forma


    nº1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. super me identifiquei, com a parte de futebol amo/sou

      Excluir
  4. Não vejo problema entre amizade de "bicha" e hétero! Na verdade vejo problemas nos rótulos, sempre bati nessa tecla e sempre irei bater. As pessoas precisam entender que antes de sua sexualidade vem a humanidade, ou pelo menos deveria vir, Ser Humano deveria ser prioridade, as outras coisas seriam mais fáceis de aceitar ou até nem existiriam.
    Voltemos ao post, achei estranha uma coisa no relato. Quando você (você o autor do relato) fala que um amigo hétero no meio de uma turma gay, ele não trata você com piadas e brincadeira de conotação sexual, entretanto sendo o contrário você entre "eles" as brincadeiras e os tratamentos desconfortáveis/desconfortantes vêem a tona. huuummm ... beee reveja aí seus conceitos de amizade, meus amigos héteros não me tratam com chacota ou algo do tipo, brincadeiras, dúvidas e um mundo de posturas e questionamentos surgem e surgirão, se queremos aceitação temos que responder, a maior parte da sociedade acha um relacionamento homo afetivo fora dos padrões e como tal, fora dos padrões leva a questionamentos. Eu gostei das suas respostas “Quando você descobriu que é hétero?”, “Você já comeu um homem?”, “Como você sabe que é hétero se nunca transou com um homem?”. É isso as pessoas precisam ver e reconhecer que somos iguais, no primeiro momento é ressaltando os pontos em comum que chegaremos a um "acordo"

    ResponderExcluir